quinta-feira, 1 de março de 2012

Petrobras declara comercialidade de campos operados pela Unidade de Exploração e Produção do Sul, de Itajaí (SC)

Agência Petrobras
Tiro e Sídon, situados a 210 quilômetros da costa catarinense, passam
a se chamar Bauna e Piracaba

Após o término do TLD (Teste de Longa Duração) iniciado em 19/03/2010, no campo de Tiro, e em 21/02/2011, em Sídon, a Petrobras apresentou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no último dia 17/02, a Declaração de Comercialidade das acumulações de petróleo e gás nas áreas que agora recebem o nome de Bauna e Piracaba, respectivamente. Os campos estão localizados no bloco exploratório BM-S-40 (100% Petrobras), na porção Sul da Bacia de Santos, numa área de águas rasas, no pós-sal.

As operações nesta região são de responsabilidade da Unidade de Exploração e Produção do Sul (UO-Sul), sediada em Itajaí.Os testes confirmaram o expressivo potencial de produção da área, superando as previsões iniciais. O petróleo produzido é de excelente qualidade, não apresentando contaminantes como enxofre, o que contribui para manutenção da qualidade do ar quando consumido. A produção está estimada entre 70.000 e 80.000 bpd já no próximo ano. Desta forma, a UO-Sul passará a ocupar o quinto lugar na produção nacional.

O plano de desenvolvimento da área, entregue à ANP, prevê a instalação de um navio tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading), o qual tem capacidade para processar, armazenar petróleo e prover a transferência para refino. O navio será operado pelo consórcio entre a norueguesa Teekay e a brasileira Odebrecht e já está em fase de finalização num estaleiro em Cingapura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada !