Crédito - Projeto Toninhas |
O Projeto Toninhas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental (PPA), concluiu, na última semana, a operação de captura e marcação para monitoramento dos animais via satélite, na Baía da Babitonga, entre as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. O trabalho permitiu a instalação de transmissores em cinco toninhas da espécie Pontoporia blainvillei (sendo três machos e duas fêmeas), pelos quais será possível monitorar e obter informações inéditas sobre a espécie, como padrões de mergulho, área de vida, formação de grupos e deslocamentos diários.
“Estamos recebendo os dados e a movimentação dos golfilhos já começou a ser observada”, ressaltou a bióloga Marta Cremer, da Universidade da Região de Joinville (Univille), responsável técnica pelo projeto e pesquisadora da espécie há mais de uma década. A Pontoporia blainvillei é a única espécie de golfinho ameaçada de extinção no Brasil, sendo considerada ameaçada também internacionalmente pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Segundo a pesquisadora da Univille, cada animal capturado levou apenas alguns minutos para a instalação do transmissor e foi liberado imediatamente após a marcação, já que a toninha é uma espécie muito sensível. “Estes dados vão contribuir para o planejamento de ações destinadas à conservação da espécie, que está ameaçada principalmente devido à captura acidental em redes de pesca”, enfatiza a Dra. Marta Cremer.
A operação começou no fim de setembro e contou com uma equipe de mais de quarenta pessoas. Entre os biólogos e engenheiros ambientais, divididos em oito embarcações, estava presente o grupo de norte-americanos do Sarasota Dolphin Research Program, responsável pela fabricação dos transmissores específicos para as toninhas.
Fotoidentificação
As atividades de pesquisa do Projeto Toninhas na Baía da Babitonga também incluem a análise da distribuição da espécie, dos padrões de residência por meioda fotoidentificação e dos parâmetros biológicos, realizadas a partir de animais encontrados mortos na região.
Além disso, o Projeto Toninhas desenvolve atividades de educação ambiental na região por meio do Espaço Ambiental Babitonga e irá lançar no ano que vem um videodocumentário sobre as toninhas e um livro paradidático, voltado à conservação dos ecossistemas costeiros e de sua fauna, incluindo a toninha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada !