domingo, 30 de outubro de 2011

Petrobras apresenta diagnóstico ambiental da Bacia de Campos no Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar

Agência Petrobras
Projeto analisou área de 100 mil km² no litoral Sudeste e formará base de dados pioneira no País 

A Petrobras apresentará o primeiro diagnóstico oficial de caracterização ambiental da Bacia de Campos no XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XIV Colacmar). O evento será realizado entre 31 de outubro e 4 de novembro, em Balneário Camboriú (SC), com debates em torno das novas pesquisas, políticas para o setor e avanços na área de oceanografia.

O gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras, Ricardo Azevedo, participará da abertura do evento, no dia 31 de outubro. Na terça-feira, 1º de novembro, a analista ambiental do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ana Paula Falcão, falará sobre o diagnóstico realizado na Bacia de Campos - uma das maiores produtoras de petróleo e gás do País - em palestra com o tema “Caracterizações Ambientais de Bacias Sedimentares Marinhas: responsabilidades, uso na gestão ambiental e alinhamentos com as práticas do Governo“.

Nos dias 2 e 3 de novembro, será realizado um simpósio para apresentação dos principais resultados do diagnóstico da Bacia de Campos, que foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km², entre o Estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

Durante todo o evento, haverá um estande da Petrobras para divulgação dos diversos projetos de pesquisa do Cenpes desenvolvidos em diferentes áreas de atuação da Petrobras. O destaque do estande será a apresentação das informações ambientais da Bacia de Campos na sala de realidade virtual 3D, montada para o evento. Os visitantes poderão interagir com computadores com o sistema de informação geográfica produzidos para Bacia de Campos, que será utilizado para gestão ambiental da região. Também serão apresentados os biomapas com os dados ambientais marinhos disponibilizados na parceria com a Google.

Também no dia 1° de novembro, o engenheiro da área de Contingência da Petrobras, Angelo Sartori, abordará as novas fronteiras exploratórias do petróleo e a contribuição da oceanografia para pesquisa e o monitoramento na região do Pré-Sal. Na palestra serão apresentadas as novas tecnologias que podem ser usadas para auxiliar a tomada de decisão durante emergências, como o sistema de câmaras de alta resolução, infravermelho e radar que podem ser empregados para o monitoramento das condições ambientais. Também será abordado o desenvolvimento de modelos de previsão oceânica conduzido pela Petrobras, em conjunto com universidades brasileiras e a Marinha do Brasil, no âmbito da Rede Temática de Modelagem e Observação Oceanográfica. No dia 3 de novembro, o gerente setorial de Contingência da Petrobras, Marcus Vinicius Lisboa Brandão, participará de mesa redonda sobre planejamento e resposta a acidentes com derramamento de óleo no mar.

O congresso reúne especialistas ligados às instituições de ensino e de pesquisa latino-americanas, órgãos ambientais e setoriais, iniciativa privada e ONGs de toda a América Latina. Estarão presentes representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Serviço:
Participação da Petrobras no XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XIV Colacmar)

Data: 1º de novembro
13h30 - Simpósio Novas Fronteiras Exploratórias do Petróleo: a contribuição da oceanografia à pesquisa e ao Monitoramento na região do Pré-Sal
16h45 - Palestra Integração de Tecnologias para Suporte a Emergência Offshore
17h30 - Palestra Caracterizações Ambientais de Bacias Sedimentares Marinhas
Data: 3 de novembro
13h30 - Mesa redonda Planejamento e Resposta a Acidentes com Derramamento de Óleo no Mar

Local: Infinity Blue Recanto das Águas Resort & SPA - Estrada da Rainha, 800, Praia dos Amores, Balneário Camboriú - SC
Mais informações: www.colacmar2011.com

Centro de Cultura Tibetana realiza caminhada pela paz em Florianópolis

O objetivo principal dessa ação é chamar a atenção especial da opinião pública local e mundial à situação no Tibete que piora a cada dia, particularmente em Ngaba/Amdo, e também em solidariedade ao povo tibetano que vive no Tibete. Desde 2008 as autoridades chinesas aumentaram a repressão ao povo tibetano, particularmente às comunidades monásticas, por representarem a vanguarda nos movimentos de reivindicação por liberdades civis e religiosas. Como parte dessa triste evolução, ocorrem medidas duras de repressão sobre a comunidade do monastério de Kirti em Ngaba desde março deste ano. Nove jovens tibetanos incendiaram-se no leste do Tibete desde março de 2011, sete desde 26 de Setembro. Cinco morreram, incluindo uma monja. Esses atos sem precedentes e verdadeiramente desesperados são um grito por ajuda para que o mundo se dê conta das atrocidades a que estão submetidos o povo Tibetano. A intensa e implacável repressão civil e religiosa da China em Ngaba e por todo o Tibete está intensificando os sentimentos de desespero e abandono dos Tibetanos.

Passeatas pela paz e outras formas de protesto contra a violação dos Direitos Humanos no Tibete ocorrerão nesse mesmo dia em diversas regiões do Planeta como América Latina, América do Norte, Europa, Ásia. Esta Campanha pró-Tibete mundial ocorre um dia antes do encontro do G20 em Cannes – França.

A Passeata pela Não-Violência no Tibete que será realizada em Florianópolis combina com a Campanha mundial ao evidenciar a necessidade urgente de:

Ø Intervenção internacional imediata no Tibete para salvar as vidas de tibetanos.

Ø Deslocamento de uma delegação independente internacional até o Tibete para que Se faça uma ampla e detalhada avaliação das condições em que se encontram os Tibetanos.

Ø Convencer imediatamente o governo chinês da necessidade de demonstrar contenção na ação sobre os tibetanos no Tibete.

PROGRAMAÇÃO

TRIBUTO PELA PAZ: Uma caminhada em solidariedade ao Povo Tibetano
Data: 2/11/2011
Horário: 18h às 19h30
Local de concentração: Praça Bento Silvério (Centrinho da Lagoa)

CONTATOS para entrevista
Alexandre Vieira – Secretário Geral do Centro de Cultura Tibetana
Celular – (48) 91465563
Email – centrodeculturatibetana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.tibet.net/en/index.php (Site oficial da Administração Central Tibetana)
http://www.savetibet.org (Site da Organização Campanha Internacional pelo Tibet ou apenas Save Tibet)
www.tibetnetwork.org (Site da Rede Internacional do Tibet)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Operação de captura e marcação dos golfinhos do Projeto Toninhas é concluída com sucesso em Santa Catarina

Crédito - Projeto Toninhas
Espécie de golfinho é a única ameaçada de extinção no Brasil

O Projeto Toninhas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental (PPA), concluiu, na última semana, a operação de captura e marcação para monitoramento dos animais via satélite, na Baía da Babitonga, entre as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. O trabalho permitiu a instalação de transmissores em cinco toninhas da espécie Pontoporia blainvillei (sendo três machos e duas fêmeas), pelos quais será possível monitorar e obter informações inéditas sobre a espécie, como padrões de mergulho, área de vida, formação de grupos e deslocamentos diários.

“Estamos recebendo os dados e a movimentação dos golfilhos já começou a ser observada”, ressaltou a bióloga Marta Cremer, da Universidade da Região de Joinville (Univille), responsável técnica pelo projeto e pesquisadora da espécie há mais de uma década. A Pontoporia blainvillei é a única espécie de golfinho ameaçada de extinção no Brasil, sendo considerada ameaçada também internacionalmente pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Segundo a pesquisadora da Univille, cada animal capturado levou apenas alguns minutos para a instalação do transmissor e foi liberado imediatamente após a marcação, já que a toninha é uma espécie muito sensível. “Estes dados vão contribuir para o planejamento de ações destinadas à conservação da espécie, que está ameaçada principalmente devido à captura acidental em redes de pesca”, enfatiza a Dra. Marta Cremer.

A operação começou no fim de setembro e contou com uma equipe de mais de quarenta pessoas. Entre os biólogos e engenheiros ambientais, divididos em oito embarcações, estava presente o grupo de norte-americanos do Sarasota Dolphin Research Program, responsável pela fabricação dos transmissores específicos para as toninhas.

Fotoidentificação

As atividades de pesquisa do Projeto Toninhas na Baía da Babitonga também incluem a análise da distribuição da espécie, dos padrões de residência por meioda fotoidentificação e dos parâmetros biológicos, realizadas a partir de animais encontrados mortos na região.

Além disso, o Projeto Toninhas desenvolve atividades de educação ambiental na região por meio do Espaço Ambiental Babitonga e irá lançar no ano que vem um videodocumentário sobre as toninhas e um livro paradidático, voltado à conservação dos ecossistemas costeiros e de sua fauna, incluindo a toninha.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Petrobras promove Caravana Esportiva em Itajaí (SC)

Oficina gratuita capacita instituições na elaboração de projetos sociais para seleção pública da Companhia

A Petrobras promove nesta sexta-feira (14/10), a partir das 9 horas, em Itajaí (SC), a Caravana Esportiva para divulgar a Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. O evento será realizado no salão nobre do Sandri Palace Hotel e é aberto a todas instituições interessadas em obter informações e se capacitar na elaboração de projetos que promovam a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes. Estão programadas oficinas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As inscrições para o Programa Petrobras Esporte & Cidadania podem ser feitas gratuitamente, até o dia 1º de março de 2012, no site www.petrobras.com.br/ppec.

Além das caravanas presenciais, a Petrobras disponibiliza o atendimento via internet às instituições interessadas em inscrever projetos esportivos na seleção pública do Esporte & Cidadania. Durante o período de inscrições, diariamente das 9h às 21h, uma equipe de especialistas ficará à disposição para prestar esclarecimentos online.

Seleção Pública

No dia 1º de agosto, a Petrobras lançou, no Rio de Janeiro, a Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. Serão investidos R$ 30 milhões, no período de dois anos, em projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte, alinhados aos princípios de inclusão, educação integral, cidadania e diversidade.

A Seleção Pública de Projetos é uma iniciativa estratégica do Programa, que visa a democratizar o acesso de organizações sociais, em todo país, aos recursos da Petrobras no segmento de esporte educacional. Representa o maior investimento já realizado por uma empresa nesta área.

O Programa Petrobras Esporte & Cidadania

Em outubro de 2010, a Petrobras lançou o Programa Petrobras Esporte & Cidadania , a mais abrangente iniciativa de apoio ao esporte do país. O programa vai destinar, até 2014, recursos a quatro diferentes segmentos: Esporte de Rendimento - boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso -, Esporte Educacional, Esporte de Participação e Memória do Esporte. A iniciativa é uma parceria da Petrobras com o Ministério do Esporte.

O lançamento do Programa Petrobras Esporte & Cidadania consolida a posição da Companhia como a maior incentivadora do esporte nacional, contribuindo para a formação de novas gerações de brasileiros que valorizem atributos como disciplina, ética e superação de desafios. E, principalmente, para transformar o esporte numa ferramenta para promover a inserção social de norte a sul do país.

Serviço:

Caravana Esportiva do Programa Petrobras Esporte & Cidadania

Horário: 09 horas
- credenciamento a partir das 8h15
Local: Sandri Palace Hotel - Av. Sete de Setembro, 1675 - Itajaí (SC)
Inscrições: Gratuitas através do site www.petrobras.com.br/ppec